O TRABALHO DO EVANGELIZADOR

"Se o Mestre te chamou ao serviço é porque confia na tua compreensão de servo fiel."

Gamaliel à Paulo, da obra "Paulo e Estevão", cap "O Tecelão", pág 263, Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier

"Os mais exigentes advertirão que Paulo recebeu um apelo direto; mas, na verdade, todos os homens menos rudes têm a sua convocação pessoal ao serviço do Cristo. As formas podem variar, mas a essência ao apelo é sempre a mesma. O convite ao ministério chega, ás vezes, de maneira sutil, inesperadamente; a maioria, porém, resiste ao chamado generoso do Senhor."

Da obra "Paulo e Estevão", cap "Breve Notícia", pag 08, Emmanuel.

Psicografia de Francisco Cândido Xavier

OS PAIS NA SUBLIME TAREFA DE EVANGELIZADORES DE SEUS FILHOS

É missão divina a paternidade e a maternidade. É dever dos pais orientar, transmitir conhecimento, educar e reajustar o comportamento no sentido moral de seus filhos. O Evangelho de Jesus é o mais perfeito guia de conduta moral que devemos nos basear para esta sublime tarefa.

QUESTÃO 208 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS

 

Parte Segunda

Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos

 

CAPÍTULO IV

DA PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

 

Parecenças físicas e morais

 

208. Nenhuma influência exercem os Espíritos dos pais sobre o filho depois do nascimento deste?

 

“Ao contrário: bem grande influência exercem. Conforme já dissemos, os Espíritos têm que contribuir para o progresso uns dos outros. Pois bem, os Espíritos dos pais têm por missão desenvolver os de seus filhos pela educação. Constitui-lhes isso uma tarefa. Tornar-se-ão culpados, se vierem a falir no seu desempenho.”

QUESTÃO 582 - O LIVRO DOS ESPÍRITOS

 

Parte Segunda

Do mundo espírita ou mundo dos Espíritos

 

CAPÍTULO X

DAS OCUPAÇÕES E MISSÕES DOS ESPÍRITOS

 

Bênçãos e maldições

 

582. Pode-se considerar como missão a paternidade?

 

“É, sem contestação possível, uma verdadeira missão. É, ao mesmo tempo, grandíssimo dever e que envolve, mais do que o pensa o homem, a sua responsabilidade quanto ao futuro. Deus colocou o filho sob a tutela dos pais, a fim de que estes o dirijam pela senda do bem, e lhes facilitou a tarefa dando àquele uma organização débil e delicada, que o torna propício a todas as impressões. Muitos há, no entanto, que mais cuidam de aprumar as árvores do seu jardim e de fazê-las dar bons frutos em abundância, do que de formar o caráter de seu filho. Se este vier a sucumbir por culpa deles, suportarão os desgostos resultantes dessa queda e partilharão dos sofrimentos do filho na vida futura, por não terem feito o que lhes estava ao alcance para que ele avançasse na estrada do bem.”

AO EVANGELIZADOR

Mensagem de Emmanuel

Vinha de Luz

"Os aprendizes da Boa Nova constituem a instrumentalidade do  Senhor. Sabemos que, coletivamente, permanecem todos empenhados em servi-­Lo, entretanto, ninguém olvide a necessidade de afinar  a trombeta dos sentimentos e pensamentos pelo diapasão do Divino Mestre, para que a interferência individual não se faça nota dissonante no sublime concerto do serviço redentor."

Emmanuel, "Vinha de Luz", cap 13, O Som.

Psicografia de Franscisco Cândido Xavier 

Dica Literária para os Pais

Sinopse

Neste livro, a Turma da Mônica recebe a visita de André, um primo do Cascão que vai apresentar para as crianças conceitos do Evangelho que todos podemos usar no dia a dia, independentemente da religião que praticam. Meu Pequeno Evangelho traz lindas mensagens de amor, caridade e humildade, contadas de forma divertida com os personagens mais queridos do Brasil.

Você encontra este livro na Livraria Olavo Bilac, no CEMA.

Sinopse

Assim como “Meu Pequeno Evangelho”, o lançamento traz os personagens da Turma da Mônica e ensinamentos de Jesus contidos no Evangelho segundo o espiritismo especialmente voltados para o público infantil. Porém, as mensagens de amor, caridade e humildade acompanham atividades para desenhar, colorir, encontrar objetos no cenário, labirintos, caça-palavras, dentre outros.

Você encontra este livro na Livraria Olavo Bilac, no CEMA.

Dica Literária para o Evangelizador

Orientação para a Ação Evangelizadora Espírita da Infância: Subsídios e Diretrizes

Sinopse

Herdeiro da própria história e agente de transformação social, o Espírito na fase infantil inicia nova oportunidade reencarnatória, convidando-nos ao adequado investimento voltado ao autoaprimoramento e à vivência da Lei do Amor.Afim de oferecer ao Movimento Espírita brasileiro referências para potencializar as ações espíritas com a criança, surge esta Orientação para a ação evangelizadora espírita da infância: subsídios e diretrizes, objetivando o fortalecimento do estudo, da prática e da difusão da Doutrina Espírita junto ao coração infantil. A obra foi organizada em duas partes: uma traz o aprofundamento filosófico-doutrinário da tarefa, com destaque às concepções de infância, aos eixos estruturantes, à qualidade da ação evangelizadora e aos espaços de ação; outra traz as diretrizes para a ação evangelizadora espírita da infância, com foco na dinamização da tarefa, na formação de trabalhadores, na organização e funcionamento no Centro Espírita e na dinamização das ações federativas.Esperamos que o presente documento auxilie as instituições espíritas na implantação e implementação da evangelização espírita da infância, de modo a fortalecer, continuamente, o investimento na alma infantil, reconhecendo a relevante responsabilidade assumida, enquanto tarefeiros espíritas, pais, familiares, evangelizadores e educadores em geral, para sua condução pela senda do bem.  

Orientação para a Ação Evangelizadora Espírita da Juventude:

Subsídios e Diretrizes

Sinopse

A juventude é o momento propício para o Espírito refletir e alinhar seus objetivos reencarnatórios. É fase de autoconhecimento, definições e escolhas.É necessário, portanto, que os responsáveis pela evangelização implementem ações que fortaleçam a juventude/mocidade espírita, proporcionando-lhe o exercício da fé raciocinada, do aprimoramento moral e o ensejo da transformação social, de modo a contribuir para a edificação do mundo novo.Esta Orientação para a ação evangelizadora espírita da juventude: subsídios e diretrizes oferece ao Movimento Espírita brasileiro sugestões para potencializar as ações espíritas com a juventude, favorecendo o estudo da Doutrina Espírita e a efetiva integração dos jovens nas atividades do Centro Espírita.A obra organiza-se em duas partes: uma referente ao aprofundamento filosófico-doutrinário da tarefa, com destaque às concepções de jovem, à qualidade da ação evangelizadora e aos espaços de ação jovem; e outra referente às diretrizes para a ação evangelizadora espírita da juventude.Que todos os envolvidos nas ações da juventude/mocidade espírita possam reconhecer a relevante e bela responsabilidade assumida, dedicando-se à formação de pessoas de bem e proporcionando a crescente qualidade da tarefa! 

Orientações à Ação Evangelizadora da Infância e da Juventude estão disponíveis para download no site da FEB.

Os documentos “Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância: Subsídios e Diretrizes” e “Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Juventude: Subsídios e Diretrizes”, aprovados na reunião ordinária do Conselho Federativo Nacional de 2015, encontram-se disponíveis para download no endereço http://www.dij.febnet.org.br/evangelizador/material-de-apoio/11000/.

 

Tais documentos, construídos com a participação efetiva da Área de Infância e Juventude das Entidades Federativas Estaduais, representam relevantes instrumentos para o fortalecimento das ações desenvolvidas com as crianças e jovens em nosso país.

 Os documentos apresentam princípios norteadores para o alcance dos objetivos da tarefa, contemplando concepções, eixos estruturantes, qualidades e espaços de ação com a criança e com o jovem. Ambos os documentos são integrados por duas partes, sendo a primeira referente aos Subsídios, de perspectiva abrangente, detalhada e fundamentada; e a segunda relativa às Diretrizes de Ação, de caráter objetivo e operacional.

A Área de Infância e Juventude do CFN agradece e parabeniza a todos pela construção coletiva, e externa votos de alegria e êxito em todas as ações evangelizadoras abraçadas!

ORIENTAÇÃO À AÇÃO EVANGELIZADORA ESPÍRITA DA INFÂNCIA: SUBSÍDIOS E DIRETRIZES”

Clique na imagem para fazer o download do documento.

“ORIENTAÇÃO À AÇÃO EVANGELIZADORA ESPÍRITA DA JUVENTUDE: SUBSÍDIOS E DIRETRIZES”

Clique na imagem para fazer o download do documento.

SOBRE NÓS

Bem-vindo ao site do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica.

É com muito carinho que trazemos até você algumas informações sobre a nossa Casa.

 

O CEMA é uma casa espírita cristã, voltada para o estudo, a divulgação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e o trabalho no bem.

VISITE NOSSAS REDES SOCIAIS

Acesse também nossa página no Facebook: @cemariaangelica,  

Visite nosso Instagram: cemaoficial e assista nosso canal oficial no YouTube: https://www.youtube.com/user/sitecema

© 2019 por Centro Espírita Maria Angélica.