CEMA - ATIVIDADES ASSISTENCIAIS

"Fora Da Caridade Não Há Salvação"

"Meus filhos, na máxima: Fora da caridade não há salvação, estão contidos os destinos dos homens, na Terra e no Céu. Sobre a Terra, porque, à sombra desse estandarte, eles viverão em paz; e no Céu, porque aqueles que a tiverem praticado encontrarão graça diante do Senhor. "

Paulo, "Evangelho Segundo o Espiritismo", cap XV.

ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA DO CEMA

Todo trabalhador é muito importante para a Irmã Maria Angélica. Todos fomos chamados ao trabalho, todos somos merecedores de sua confiança, todos somos filhos queridos de seu coração. Só existe uma maneira de agradecer a esse chamamento: trabalhando com amor, alegria, dedicação e disciplina. 

 

Lembremo-nos que somos instrumentos do qual a Espiritualidade se vale para levar avante todo trabalho planejado no mundo espiritual, portanto cabe a cada um de nós fazermo-nos merecedores dessa confiança.

OBJETIVO


As atividades de assistência e promoção social espírita têm como objetivos principais:

 

  • Promover o indivíduo e a família carenciada, no aspecto bio-psico-sócio-espiritual, à luz da Doutrina Espírita, possibilitando-lhes refletir na grandeza da Codificação Kardequiana e conscientizando-os quanto às possibilidades de mudança tanto na vida exterior como na interior;

  • Proporcionar ao frequentador do Centro Espírita a oportunidade de exercitar seu aprimoramento íntimo pela vivência do Evangelho, junto aos indivíduos e às famílias também em situação de carência sócio-econômico-moral-espiritual.

PÚBLICO

 

O trabalho desenvolvido pela Assistência Social visa atender pessoas em situação de carência, seja em hospitais, moradores em situação de rua ou moradores das comunidades que estejam em nossa área de abrangência.

AS CARAVANAS DO AMOR

"O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. 

Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz à águas tranquilas."

Salmo 23

CARAVANA DA QUENTINHA

ATENDIMENTO AOS MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

Dia e horário: 6ª feira, a partir das 20h.

Quantidade: 100 refeições por semana.

Local: Recreio.

 

Uma caravana de trabalhadores percorre os bairros do Recreio, Barra da Tijuca e Jacarepaguá, parando nos locais onde se encontram os moradores em situação de rua, para a distribuição de quentinhas de macarrão, preparadas com um molho gostoso e caprichado. Também são distribuídos pães e cobertores.

Junto com o alimento, essas pessoas recebem conforto espiritual pela palavra amiga, uma mensagem do Evangelho de Jesus e o convite para participarem do trabalho realizado pelo Grupo Francisco de Assis aos sábados, no LARA 1, onde serão recebidos com carinho e serão atendidos de diversas maneiras: banho, corte de cabelo, barba, recebimento de roupas limpas, tratamento de machucados e atendimento médico caso haja necessidade. Neste sábado, nossos irmãos também participam de palestra à Luz da Doutrina Espírita e do Evangelho de Jesus, cantam músicas e ao final é servido um almoço reforçado. Os irmãos que possuem qualquer tipo de dependência são convidados para participar do Grupo Pablo, onde recebem ajuda espiritual, psicológica, e trabalho em grupo. Aqueles que chegam no Grupo Francisco de Assis são incentivados de forma tranquila e acolhedora a participar regulamente destes encontros. Para nossa alegria, e imensa gratidão à Espiritualidade,  muitos voltam à vida em sociedade. O Grupo Francisco de Assis é um belo trabalho de reinserção social. 

GRUPO CARAVANA DE AMOR VICENTE MORETTI

A Caravana de Amor Vicente Moretti  possui o propósito de levar às pessoas internadas nesta instituição palavras de consolo, esperança e fé através da conversa amiga, além de preces e vibrações positivas através do canto. Neste trabalho de visita dos voluntários do CEMA em cada enfermaria visitada é realizada sentida oração direcionada aos enfermos, rogando â Nosso Senhor Jesus Cristo o amparo, alento e proteção destes irmãos estendendo à seus familiares. 

 

Existe por parte da direção da instituição a orientação no sentido de sempre que sair de uma enfermaria lavar as mãos, evitando contaminação de uma enfermaria para outra. A caravana para melhor atender essa norma, leva álcool gel facilitando esse procedimento.


Em relação ao tarefeiro, o trabalho desenvolvido visa desenvolver o sentimento de solidariedade e respeito ao ser humano, por meio do contato com o enfermo, exercitando na prática os ensinamentos doutrinários adquiridos nos cursos, palestras e encontros oferecidos pelo CEMA a verdadeira prática da caridade, como nos ensina a Parábola do Bom Samaritano. 

As Caravanas Fraternas são campo de trabalho cristão na Seara de Nosso Mestre Jesus!

O Hospital Vicente Moretti atende a jovens e crianças com diversas necessidades especiais, como deficiência física, mental, auditiva, distúrbios de conduta, distúrbios afetivo-emocionais, distúrbios psicomotores ou de linguagem, dificuldades de aprendizagem.

Os trabalhadores do CEMA, atendendo à solicitação da direção do orfanato, levam itens de higiene pessoal para as crianças.

 

Quadro horário

 

O trabalho desenvolvido pelo grupo é realizado todo 3º domingo do mês.


13:30 / 13:50 Chegada dos trabalhadores ao CEMA
13:50 / 14:00 Organização da caravana
14:00 / 14:15 Preparo dos trabalhadores
14:15 / 15:00 Deslocamento para o hospital.
15:00 / 15:10 Leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo e prece
15:10 / 16:50 Deslocamento para as enfermarias e visita
16:50 / 17:00 Avaliação e prece
17:00              Regresso ao CEMA

 

Endereço: Rua Maravilha, 308 - Bangu, Rio de Janeiro.

GRUPO CARAVANA DE AMOR

ABRIGO DE IDOSOS MARIA VIEIRA BAZANI

Nestes encontros, os voluntários da Caravana levam amor,  palavras de consolo, esperança e fé a estes irmãos tão necessitados de carinho e atenção. Através da palavra amiga, do sorriso fraterno, da emoção e da verdadeira intenção de se transmitir uma mensagem de bom ânimo e fé, vibrações positivas envolvem aos idosos e elevam a egrégora do ambiente, potencializados pela ação da oração, harmonização através das músicas cantadas e pela presença da Espiritualidade amiga que traz os bálsamos consoladores.

O ABRIGO DE IDOSOS MARIA VIEIRA BAZANI pertence a prefeitura do Rio de Janeiro e abriga pessoas idosas carentes.

A equipe do CEMA leva roupas, artigos de higiene pessoal e, acima de tudo, muito amor. Todos os que quiserem fazer parte dessas Caravanas do Amor serão bem-vindos.

Quadro horário

O trabalho desenvolvido pelo grupo é realizado na última 3ª feira do mês.


14h / 14h30        Chegada dos trabalhadores no CEMA
14h / 14h40        Organização da caravana
14h40 / 14h55    Preparo dos trabalhadores
15h                       Deslocamento para Jacarepaguá
16h / 17h             Visita
17h / 17h10        Avaliação e prece
17h10                  Regresso para o CEMA

Local: Abrigo de Idosos Maria Vieira Bazani

Endereço:  Rua Teotônio Vilela, s/n - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

"É chegado o reino dos Céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios;

de graça recebestes, de graça dai. "

Mt 10:7-8

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO

"E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-O e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?  E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo.  E disse-Lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?  

E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.  E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.  E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão.  E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele;  E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar.  Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira."

Lc 10:30-35.

A Parábola do Bom Samaritano e a Exemplificação das Bem-Aventuranças

A Parábola do Bom Samaritano é um exemplo que ilustra a Moral do Evangelho, fundamentada na prática da caridade. Toda a Moral de Jesus se resume na caridade e na humildade, isto é, nas duas virtudes contrárias ao egoísmo e ao orgulho. Em todos os seus ensinos, Ele aponta essas duas virtudes como as que conduzem à eterna felicidade: Bem-aventurados, disse, os pobres de espírito, isto é, os humildes, porque deles é o reino dos Céus; bem-aventurados os que têm puro o coração; bem-aventurados os que são brandos e pacíficos; bem-aventurados os que são misericordiosos; amai o vosso próximo como a vós mesmos; fazei aos outros o que quereríeis vos fizessem; amai os vossos inimigos; perdoai as ofensas, se quiserdes ser perdoados; praticai o bem sem ostentação; julgai-vos a vós mesmos, antes de julgardes os outros. Humildade e caridade, eis o que não cessa de recomendar e o de que dá, Ele próprio, o exemplo. Orgulho e egoísmo, eis o que não se cansa de combater. E não se limita a recomendar a caridade; põe-na claramente e em termos explícitos como condição absoluta da felicidade futura.

Fonte: EADE - Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita, Módulo III – Ensinos por parábolas, pág 132.

SOBRE NÓS

Bem-vindo ao site do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica.

É com muito carinho que trazemos até você algumas informações sobre a nossa Casa.

 

O CEMA é uma casa espírita cristã, voltada para o estudo, a divulgação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e o trabalho no bem.

VISITE NOSSAS REDES SOCIAIS

Acesse também nossa página no Facebook: @cemariaangelica,  

Visite nosso Instagram: cemaoficial e assista nosso canal oficial no YouTube: https://www.youtube.com/user/sitecema

© 2020 por Centro Espírita Maria Angélica.