top of page
Social

CEMA - LAR DE ANGÉLICA 1

ATIVIDADES ASSISTENCIAIS

OBJETIVO

As atividades de assistência e promoção social espírita têm como objetivos principais:

 

  • Promover o indivíduo e a família carenciada, no aspecto bio-psico-sócio-espiritual, à luz da Doutrina Espírita, possibilitando-lhes refletir na grandeza da Codificação Kardequiana e conscientizando-os quanto às possibilidades de mudança tanto na vida exterior como na interior;

Fonte: (FEB - A Adequação ao Centro Espírita para o Melhor Atendimento de Suas Finalidades - ACE, Considerando 6).

  • Proporcionar aos frequentadores das Unidades Sociais a oportunidade de exercitar seu aprimoramento íntimo pela vivência do Evangelho, ajudando em situação de vulnerabilidade temporária para enfretamento de situação de risco, perdas e danos à integridade pessoal e/ou de sua família.

LARA1

GRUPO PAULO DE TARSO

ACOLHIMENTO E CADASTRO DE PESSOAS INTERESSADAS A PARTICIPAREM DAS ATIVIDADES SOCIAIS

​Dia e horário: 3ª feira, das 8h às 11h

Duração: Quadro semanas, findas as quais, os assistidos são encaminhados aos Grupos.
Local: LARA 1 – Fontela – Vargem Pequena
 

Nas manhãs das terças-feiras são recebidas aquelas pessoas que procuram o CEMA, buscando auxílio material e espiritual. Atendemos moradores dos bairros da Barra, Recreio, Vargem Grande, Vargem Pequena e Curicica.

A condição sócio-econômico-familiar de cada um é avaliada por meio de uma entrevista /cadastro e de uma visita domiciliar. Durante um período de quatro semanas, os novos frequentadores recebem esclarecimentos doutrinários e assistem aulas que irão esclarecer o tipo de assistência social oferecido pela Casa e as condições para receber os benefícios materiais provisórios e emergenciais.
​​
Após esse período, as pessoas são encaminhadas aos Grupos.

 

Todos recebem uma refeição (sopa) após encerramento das atividades.

GRUPO MARIA DE NAZARÉ

ATENDIMENTO À GESTANTE - PUERICULTURA
Atendimento às mães de crianças até 4 anos de idade

Dia e horário:  4ª feira, das 8h às 11h
Local: LARA 1 – Fontela – Vargem Pequena

As gestantes e mães das crianças menores de 4 anos frequentam, às quartas-feiras, pela manhã, as aulas dos seguintes cursos:

  • Gestantes – temas referentes à gestação, do ponto de vista espiritual e físico; importância dos cuidados com a saúde e a responsabilidade com o ser que reencarna;

  • Puericultura 1 - cuidados com higiene e alimentação; noções básicas a respeito do desenvolvimento psicomotor da criança no período de 6 a 23 meses;

  • Puericultura 2 – cuidados com higiene e alimentação; noções básicas a respeito do desenvolvimento psicomotor da criança no período de dois a quatro anos; prevenção de acidentes domésticos.

 

As crianças assistidas que estão nessa faixa etária também são atendidas no mesmo período, por pediatra que orienta as mães quanto aos cuidados com a saúde do seu filho.

As mães recebem esclarecimentos doutrinários à Luz da Doutrina Espírita e palestras que as orientam nos cuidados com a saúde.

 

Todas Gestantes recebem um enxoval.

Todos recebem uma refeição (sopa) após encerramento das atividades.

GRUPO CELINA

ATENDIMENTO ÀS MÃES DE CRIANÇAS COM MAIS
DE 4 ANOS DE IDADE

Dia e horário: 5ª feira, das 8h às 11h
Local: LARA 1 – Fontela – Vargem Pequena

 

Orientação às mães de crianças a partir dos 4 anos de idade. Aulas sobre dificuldades do processo de educação, responsabilidade dos pais, como lidar com a questão das drogas, gravidez na adolescência, violência doméstica e esclarecimentos doutrinários à Luz da Doutrina Espírita.


Neste dia temos atendimento jurídico.
 

Todos recebem uma refeição (sopa) após encerramento das atividades.

GRUPO SIMEÃO 

ACOLHIMENTO AOS IDOSOS

Dia e horário: 6ª feira, das 8h às 11h30
​Local: LARA 1 – Fontela – Vargem Pequena

 

O Grupo Simeão dedica as manhãs para dar um atendimento especial às pessoas idosas, previamente cadastradas, das comunidades carentes situadas no Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena e Vargem Grande.

As pessoas com idade de 60 anos ou mais, participam de atividades lúdicas como dança, canto, artesanato e recebem orientações sobre seus direitos como cidadãos, visando despertar sua autoestima e valorizando suas experiências de vida.

Oferecido um café-da-manhã bem caprichado.

Depois, no salão, o clima é de muita alegria, onde todos cantam, acompanhados por um teclado.

Os trabalhos se iniciam com a prece, seguida do passe.

As turmas, então, se dividem para estudar a Doutrina Espírita, seguido do “Momento Amigo”, quando os assistidos têm a oportunidade de falar de si, trocando experiências com o grupo.

As atividades da manhã seguem com as oficinas de artesanato, onde o grupo faz trabalhos com tecidos, reciclagem de papel, desenho e pintura, de acordo com suas dificuldades motoras, desenvolvendo e revelando talentos artísticos que, muitas vezes, estavam escondidos.

De volta ao salão, é hora da “consciência corporal”, com orientação médica, psicológica e fisioterápica.

Após a prece de encerramento, é servida sopa, que finaliza as atividades de uma manhã muito proveitosa e feliz, tanto para os assistidos quanto para os trabalhadores da Casa.

GRUPO FRANCISCO DE ASSIS

ATENDIMENTO AOS MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

Dia e horário: Sábados, das 8h às 11:30h.
​Quantidade: em média 25 a 30 pessoas por semana
​Local: LARA 1 – Fontela – Vargem Pequena
 
O Grupo Francisco de Assis é uma extensão do Grupo Caravana da Quentinha das sextas-feiras, que distribui quentinhas, pão, água e cobertores. Neste dia é feito o convite para participarem do Grupo Francisco no sábado.

Os moradores em situação de rua participam, durante toda a manhã, de uma série de atividades que visam ao aumento de sua autoestima, à valorização da vida e ao respeito por si próprios, de modo a resgatarem o sentimento de inclusão social.

Ao chegarem, tomam banho. Após o banho, passam pelo corte de cabelo e troca de roupa.
Recebem dos médicos curativos em machucados caso haja necessidade. Depois seguem para o salão, onde tomam o café da manhã, cantam e assistem palestras à luz da Doutrina Espírita.

 

Ao final é servido um almoço.

Âncora Francisco

GRUPO BEZERRA DE MENEZES

ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS COM DESNUTRIÇÃO E SUBNUTRIÇÃO,

CRIANÇAS ESPECIAIS E SUAS FAMÍLIAS. 

Dia e horário: 2ª feira, das 13h às 16h.

Local: LARA 1 – Fontela – Vargem Pequena

O Grupo Bezerra de Menezes foi criado em 2005, a partir da constatação da desnutrição de algumas crianças que faziam parte de famílias assistidas pelo CEMA.

O Grupo é composto por uma equipe multidisciplinar, que procura minimizar as consequências da desnutrição infantil em seu crescimento e desenvolvimento, através de um acompanhamento biopsicossocial, educacional, nutricional e espiritual.

Atualmente, orientamos todos os assistidos cadastrados, com as especialidades médicas oferecidas: cardiologia, gastroenterologia, dermatologia, clinica médica, endocrinologia, pediatria, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia.

Todos recebem uma refeição (sopa) após encerramento dos atendimentos.

DOMINGO DE PAZ

PALESTRAS DOUTRINÁRIAS E DE INTERESSE PÚBLICO

Dias e horários: Domingo. Das 8h às 11h.

Local: LARA 1 - Fontela – Vargem Pequena

​​No Grupo Domingo de Paz as famílias assistidas recebem muito amor, assistem palestras doutrinárias e fazem cursos regulares. Ao final é servida uma sopa para todos os participantes. As Palestras dos domingos são abertas ao público em geral.

A seguir, são realizados os trabalhos de orientação: social, psicológica e jurídica.

Há também o atendimento fraterno para aqueles que necessitem de conversar ou receber orientações.

APOIO ESCOLAR MEIMEI

Dia e horário:   3ª feira e 5ª feira das 13h30 às 16h30 e 4ª feira e 6ª feira das 8h às 11h

Local: LARA 1 - Fontela – Vargem Pequena

Reforço pedagógico para crianças que frequentam a escola pública.


Todas as crianças recebem lanche e sopa.

Vejam as crianças do "Apoio Escolar" recitando um poema sobre a PAZ!

CURSO DE INFORMÁTICA

Dias e horários: Aos sábados e domingos, das 9h às 11h.

Local: LARA 1 – Fontela – Vargem Pequena

 

O objetivo do curso é colaborar para a formação em conhecimentos básicos de informática, dando aos alunos melhores possibilidades de ingressar no mercado de trabalho. Assim, democratizar o acesso às novas tecnologias. Integrando cada vez mais os alunos à Doutrina Espírita e contribui com a educação formal e moral desses jovens e adultos. A idade inicial ideal é a partir dos 13 anos.


Todos recebem lanche e sopa.

OFICINA DE CULINÁRIA

Dias e horários: 4a feira, das 14h às 16h.

Local: LARA 1 – Fontela – Vargem Pequena

 

O curso é ministrado por culinaristas para os nossos Assistidos, para que possam ter uma profissão e irem em busca de trabalho.

Social

Social

Assista agora

Assista aos depoimentos emocionantes de nossos irmãos assistidos pelo social,  tocados pelas Luzes do Evangelho de Jesus. É de emocionar! Vale a pena assistir!

LAR DE ANGÉLICA 1

Endereço: Rua Célio Fernandes dos Santos Silva, Nº 9. Vargem Pequena. Rio de Janeiro. CEP: 22783-383 - Antigo Caminho do Fontela.

TEL: 3083-6965

Como chegar: Na Av. das Américas, entrar na Estrada Benvindo de Novaes (antes da Recreio Veículos). Seguir até a Estrada dos Bandeirantes. Dobrar à direita e pegar a 1ª rua à direita.
bottom of page