CEMA - LAR DE ANGÉLICA 1

"Vinde a mim, todos os que estão cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve."
Mateus 11:28-30

ATIVIDADES ASSISTENCIAIS

As atividades de assistência e promoção social espírita têm dois objetivos principais:

  • Promover o indivíduo e a família carenciada, no aspecto biopsico-sócio-espiritual, à luz da Doutrina Espírita, possibilitando-lhes refletir na grandeza da Codificação Kardequiana e conscientizando-os quanto às possibilidades de mudanças tanto na vida exterior como na interior;

  • Proporcionar ao frequentador do Centro Espírita "oportunidade de exercitar o seu aprimoramento íntimo pela vivência do Evangelho" junto aos indivíduos e às famílias em situação de carência sócio-econômico-moral-espiritual.

Fonte: (FEB - A Adequação ao Centro Espírita para o Melhor Atendimento de Suas Finalidades - ACE, Considerando 6).

Assista aos depoimentos emocionantes de nossos irmãos assistidos pelo social,  tocados pelas Luzes do Evangelho de Jesus. É de emocionar! Vale a pena assistir!

LAR DE ANGÉLICA - LARA I

 

GRUPO PAULO DE TARSO

AUXÍLIO MATERIAL, RECEPÇÃO E ENCAMINHAMENTO DE PESSOAS DA COMUNIDADE QUE CHEGAM AO CEMA

Duração: Cinco semanas, findas as quais, os assistidos são encaminhados aos setores específicos.

Dia e horário: 3ª feira, das 8h às 11h

Local: LARA 1.

Nas manhãs das terças-feiras, são recebidas as pessoas que procuram o CEMA buscando auxílio material e espiritual. São os moradores das comunidades carentes localizadas nos bairros do Recreio, Vargem Grande, Vargem Pequena, Curicica e Jacarepaguá.

A condição sócio-econômico-familiar de cada grupo é avaliada por meio de uma entrevista e de uma visita domiciliar. Durante um período de cinco semanas, os novos frequentadores recebem esclarecimentos  doutrinários à luz da doutrina espírita e  assistem aulas que irão esclarecer o tipo de assistência social oferecido pela casa e as condições para receber os benefícios materiais provisórios e emergenciais.

Após esse período, as pessoas são encaminhadas aos diversos grupos de trabalho, de acordo com as suas necessidades e as características de cada assistido.

GRUPO MARIA DE NAZARÉ

ATENDIMENTO À GESTANTE, PUERICULTURA E GINECOLOGIA

Atendimento às mães de crianças até 4 anos.

Dia e horário:  4ª feira, das 8h às 11h.

Local: LARA 1

As gestantes e mães das crianças menores de 4 anos frequentam, às quartas-feiras, pela manhã, as aulas dos seguintes cursos:

  • Gestantes – temas referentes à gestação, do ponto de vista espiritual e físico; importância dos cuidados com a saúde e a responsabilidade com o ser que reencarna;

  • Puericultura 1 - cuidados com higiene e alimentação; noções básicas a respeito do desenvolvimento psicomotor da criança no período de 6 a 23 meses;

  • Puericultura 2 – cuidados com higiene e alimentação; noções básicas a respeito do desenvolvimento psicomotor da criança no período de dois a quatro anos; prevenção de acidentes domésticos.

 

As crianças assistidas que estão nessa faixa etária também são atendidas no mesmo período, quando recebem, em cada sala, a visita do pediatra, que orienta as mães quanto aos cuidados com a saúde do seu filho.

As mães recebem esclarecimentos doutrinários à Luz da Doutrina Espírita e também contam, nesse dia, com a presença de um médico ginecologista, que as orientam nos cuidados com a saúde.

Todos recebem uma refeição (sopa) no encerramento dos trabalhos.

GRUPO SIMEÃO 

ATENDIMENTO À TERCEIRA IDADE

Estudo doutrinário, assistência material e orientação médica.

Dia e horário: 6ª feira, das 8h às 11h30

Local: LARA 1

O Grupo Simeão dedica as manhãs das sextas-feiras para dar um atendimento especial às pessoas idosas, previamente cadastradas, das comunidades carentes situadas no Recreio dos Bandeirantes, Vargem Pequena e Vargem Grande.

As pessoas com idade superior a 60 anos participam de atividades lúdicas como dança, canto, artesanato e recebem orientações sobre seus direitos como cidadãos, visando despertar sua autoestima e valorizando suas experiências de vida.

A entrada é feita às 8:30, quando é oferecido um café-da-manhã bem caprichado.

Depois, no salão, o clima é de muita alegria, onde todos cantam, acompanhados pelo violão.

Os trabalhos se iniciam com a prece, seguida do passe. Antes de se encaminhar para as salas de aula, o grupo faz um relaxamento, alongando braços e pernas e se descontraindo com um pouco de dança.

As turmas, então, se dividem para estudar a Doutrina Espírita, seguido do “Momento Amigo”, quando os assistidos têm a oportunidade de falar de si, trocando experiências com o grupo.

As atividades da manhã seguem com as oficinas de artesanato, onde o grupo faz trabalhos com tecido, reciclagem de papel, desenho e pintura, de acordo com suas dificuldades motoras, desenvolvendo e revelando talentos artísticos que, muitas vezes, estavam escondidos.

De volta ao salão, é hora da “consciência corporal”, com atendimentos médico, psicológico e fisioterápico.

Após a prece de encerramento, é servida sopa, que finaliza as atividades de uma manhã muito proveitosa e feliz, tanto para os assistidos quanto para os trabalhadores da Casa.

GRUPO CELINA

ATENDIMENTO ÀS MÃES DE CRIANÇAS ENTRE 4 À 12 ANOS

Dia e horário: 5ª feira, das 8h às 11h.

Local: LARA 1

 

Orientação às mães de crianças a partir dos 4 anos. Aulas sobre dificuldades do processo de educação, responsabilidade dos pais, como lidar com a questão das drogas, gravidez na adolescência, violência doméstica e  esclarecimentos doutrinários à Luz da Doutrina Espírita.

GRUPO FRANCISCO DE ASSIS

ATENDIMENTO AOS MORADORES EM SITUAÇÃO DE RUA

Dia e horário: Sábados, das 8h às 11h.

Quantidade: 30 a 35 pessoas por semana

Local: LARA 1.

 

O Grupo Francisco de Assis é uma extensão da Caravana da Quentinha das sextas-feiras, que distribui comida e água aos moradores em situação de rua.

Convidados a comparecerem aos sábados no LARA 1, os moradores em situação de rua participam, durante toda a manhã, de uma série de atividades que visam ao aumento de sua autoestima, à valorização da vida e ao respeito por si próprios, de modo a resgatarem o sentimento de inclusão social.

Ao chegarem, tomam um banho. Após o banho, passam pelo corte de cabelo e troca de roupa. Depois seguem para o salão, onde tomam o café da manhã, cantam e assistem palestras à luz da Doutrina Espírita. E no final é servido um almoço.

Durante esse período da manhã, acontece também a orientação médica e um "papo amigo" entre eles e os trabalhadores do Grupo Pablo, que atendem pessoas com todos os tipos de dependência.

 

GRUPO BEZERRA DE MENEZES

ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS COM DESNUTRIÇÃO E SUBNUTRIÇÃO,

CRIANÇAS ESPECIAIS E SUAS FAMÍLIAS. 

Dia e horário: 2ª feira, das 13h às 16h.

Local: LARA 1

O Grupo Bezerra de Menezes foi criado em 2005, a partir da constatação da desnutrição de algumas crianças que faziam parte de famílias da comunidade assistida pelo CEMA.

É composto por uma equipe multidisciplinar, que procura minimizar as consequências da desnutrição infantil em seu crescimento e desenvolvimento, através de um acompanhamento biopsicossocial, educacional, nutricional e espiritual.

Atualmente, as especialidades médicas oferecidas são: alergia, cardiologia, gastroenterologia, homeopatia, pediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, massoterapia, nutrição, odontologia, psicologia e terapia ocupacional.

Em 2008, o Grupo Bezerra de Menezes estendeu suas atividades para dar apoio às crianças especiais e aos seus familiares.

DOMINGO DE PAZ

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL,  PALESTRAS DOUTRINÁRIAS, CURSOS E ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Dias e horários: Domingo. Das 9h às 10h.

Local: LARA 1 e LARA 2

​No "Domingo de Paz" em nossos Laras, as famílias assistidas recebem muito amor. As famílias chegam nos Laras 1 e 2 na parte da manhã e recebem um café da manhã, com achocolatado, pães ou biscoitos. As crianças seguem para as salinhas de Evangelização, de acordo com a faixa etária, divididas por turmas, enquanto os pais assistem palestras doutrinárias e cursos regulares. Ao final é servida uma sopa para todos os participantes.

A seguir, são realizados os trabalhos de orientação médica, odontológica, social, psicológica e jurídica. Há, também, distribuição de cestas básicas, leite, roupas e material escolar.

Há também o atendimento fraterno para aqueles que chegam pela primeira vez ou necessitam conversar ou receber orientações.

É Manhã de Luz !

APOIO ESCOLAR MEIMEI

Dia e horário:   3ª feira,  4ª feira e  5ª feira. Das 13h30 às 16h30 

Local: LARA 1 e LARA2

Reforço pedagógico para crianças que frequentam a escola pública.

Vejam as crianças do "Apoio Escolar" recitando um poema sobre a PAZ!

CURSO DE INFORMÁTICA

Dias e horários: Aos sábados e domingos, das 9h às 11h.

Local: LARA 1 e LARA 2

 

O objetivo do curso é colaborar para a formação em conhecimentos básicos de informática, dando aos alunos maiores possibilidades de ingressar no mercado de trabalho. Assim, democratiza-se o acesso às novas tecnologias, integram-se cada vez mais os alunos com a Doutrina Espírita e contribui-se com a educação formal e moral desses jovens e adultos. A idade inicial ideal é a partir dos 13 anos.

OFICINA DE CULINÁRIA

Dias e horários: 4a feira, das 14h às 16h.

Local: LARA 1

 

O curso é ministrado por culinaristas para as pessoas da comunidade, para que possam ter uma profissão e irem em busca de trabalho.

LAR DE ANGÉLICA 1

Endereço: RUA CÉLIO FERNANDES DOS SANTOS SILVA, Nº 9. VARGEM PEQUENA. RIO DE JANEIRO. CEP: 22783-383
ANTIGO CAMINHO DO FONTELA

TEL: 3416-1920

Como chegar: Na Av. das Américas, entrar na Estrada Benvindo de Novaes (antes da Recreio Veículos). Seguir até a Estrada dos Bandeirantes. Dobrar à direita e pegar a 1ª rua à direita.
SOBRE NÓS

Bem-vindo ao site do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica.

É com muito carinho que trazemos até você algumas informações sobre a nossa Casa.

 

O CEMA é uma casa espírita cristã, voltada para o estudo, a divulgação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e o trabalho no bem.

VISITE NOSSAS REDES SOCIAIS

Acesse também nossa página no Facebook: @cemariaangelica,  

Visite nosso Instagram: cemaoficial e assista nosso canal oficial no YouTube: https://www.youtube.com/user/sitecema

© 2020 por Centro Espírita Maria Angélica. 

Descreva sua imagem.