top of page
banner_ima_social_principal.png
IMA

ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA E
PROMOÇÃO SOCIAL

Todo trabalhador é muito importante para a Irmã Maria Angélica. Todos fomos chamados ao trabalho, todos somos merecedores de sua confiança, somos filhos queridos de seu coração. Só existe uma maneira de agradecer a esse chamamento: trabalhando com amor, alegria, dedicação e disciplina.

Lembremo-nos que somos instrumentos. A Espiritualidade se vale para levar avante todo trabalho planejado no mundo espiritual, portanto cabe a cada um de nós fazermo-nos merecedores dessa confiança.

OBJETIVO

As atividades de assistência e promoção social espírita têm como objetivos principais:

 

  • Promover o indivíduo e a família carenciada, no aspecto bio-psico-sócio-espiritual, à luz da Doutrina Espírita, possibilitando-lhes refletir na grandeza da Codificação Kardequiana e conscientizando-os quanto às possibilidades de mudança tanto na vida exterior como na interior;

 

Fonte: (FEB – A adequação ao Centro Espírita para melhor atendimento de suas finalidades ACE, considerando 6).

  • Proporcionar aos frequentadores das Unidades Sociais a oportunidade de exercitar seu aprimoramento íntimo pela vivência do Evangelho, ajudando em situação de vulnerabilidade temporária para enfretamento de situação de risco, perdas e danos à integridade pessoal e/ou de sua família.

PÚBLICO

 

O trabalho desenvolvido pela Assistência Social visa atender pessoas em situação de carência. Moradores em situação de rua e moradores que estejam em nossa área de abrangência, proporcionando para o alcance de autonomia e de protagonismo social.

CARAVANA DA QUENTINHA

ATENDIMENTO AOS IRMÃOS EM SITUAÇÃO DE RUA

Dia e horário: 6ª feira, a partir das 20h.

Quantidade: 100 refeições por semana.

Local: Barra e Recreio.

 

A caravana de trabalhadores percorre os bairros do Recreio e Barra da Tijuca, parando nos locais onde se encontram os irmãos em situação de rua para distribuição de quentinhas de macarrão preparadas com um molho gostoso e caprichado. Também são distribuídos pães e cobertores.

Junto com o alimento, essas pessoas recebem conforto espiritual pela palavra amiga, uma mensagem do Evangelho de Jesus e o convite para participarem do trabalho realizado pelo Grupo Francisco de Assis aos sábados, no LARA 1 – Fontela – Vargem Pequena, onde serão acolhidos com muito carinho e atenção.

GRUPO CARAVANA DE AMOR VICENTE MORETTI

A Caravana de Amor Vicente Moretti tem o propósito de levar às pessoas internadas nesta instituição palavras de consolo, esperança e fé através da conversa amiga, além de preces e vibrações positivas através do canto. Em cada enfermaria visitada é realizada sentida oração direcionada aos enfermos, rogando a Nosso Senhor Jesus Cristo o amparo, alento e proteção destes irmãos estendendo a seus familiares.

 

Existem por parte da direção da instituição diretrizes no sentido de sempre que sair de uma enfermaria lavar as mãos, evitando contaminação de uma enfermaria para outra. A caravana, para melhor atender essa norma, leva álcool gel facilitando esse procedimento.


Em relação ao tarefeiro, o trabalho visa desenvolver o sentimento de solidariedade e respeito ao ser humano, por meio do contato com o enfermo, exercitando na prática os ensinamentos doutrinários adquiridos nos cursos, palestras e encontros oferecidos pelo CEMA: a verdadeira prática da caridade, como nos ensina a Parábola do Bom Samaritano. 

As Caravanas Fraternas são campo de trabalho cristão na Seara de Nosso Mestre Jesus!

O Hospital Vicente Moretti atende a jovens e crianças com diversas necessidades especiais, como deficiência física, mental, auditiva, distúrbios de conduta, distúrbios afetivo-emocionais, distúrbios psicomotores ou de linguagem, dificuldades de aprendizagem.

Os trabalhadores do CEMA, atendendo à solicitação da direção do orfanato, levam itens de higiene pessoal para as crianças.

 

O trabalho desenvolvido pelo grupo é realizado todo 3º domingo do mês.

 

Quadro horário:
13h30 / 13h50      Chegada dos trabalhadores ao CEMA
13h50 / 14h00       Organização da caravana
14h00 / 14h15      Preparo dos trabalhadores
14h15 / 15h00      Deslocamento para o hospital.
15h00 / 15h10      Leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo e prece
15h10 / 16h50      Deslocamento para as enfermarias e visita
16h50 / 17h00      Avaliação e prece
17h00                     Regresso ao CEMA

 

Endereço: Rua Maravilha, 308 - Bangu, Rio de Janeiro.

GRUPO CARAVANA DE AMOR
ABRIGO DE IDOSOS MARIA VIEIRA BAZANI

Nestes encontros os voluntários da Caravana levam amor, palavras de consolo, esperança e fé a estes irmãos tão necessitados de carinho e atenção. Através da palavra amiga, do sorriso fraterno, da emoção e da verdadeira intenção de se transmitir uma mensagem de bom ânimo e fé, vibrações positivas que envolvem os idosos e elevam a egrégora do ambiente potencializados pela ação da oração, harmonização através das músicas cantadas e pela presença da Espiritualidade amiga que traz os bálsamos consoladores.

O ABRIGO DE IDOSOS MARIA VIEIRA BAZANI pertence a prefeitura do Rio de Janeiro e abriga pessoas idosas carentes.

A equipe do CEMA leva roupas, artigos de higiene pessoal e, acima de tudo, muito amor.

O trabalho desenvolvido pelo grupo é realizado na última 3ª feira do mês.

 

Quadro horário
14h00 / 14h30      Chegada dos trabalhadores ao CEMA
14h00 / 14h40      Organização da caravana
14h40 / 14h55      Preparo dos trabalhadores
15h00                     Deslocamento para Jacarepaguá
16h00 / 17h00      Visita
17h00 / 17h10      Avaliação e prece
17h10                    Regresso para o CEMA

Local: Abrigo de Idosos Maria Vieira Bazani

Endereço:  Rua Teotônio Vilela, s/n - Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro.

bottom of page