top of page
Âncora QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

É com muito carinho que trazemos até você algumas informações sobre a nossa Casa. O CEMA é uma casa espírita cristã, voltada para o estudo, a divulgação da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec e o trabalho no bem.

“Vinde a mim todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo.”  

Mateus, 11:28 a 30 

NOSSA MISSÃO

Acolher as pessoas, por meio de ações fraternas e continuadas, de conformidade com os princípios do Evangelho à Luz da Doutrina Espírita, oferecendo o apoio, o esclarecimento, a consolação e o amparo de que necessitam para vencer as suas dificuldades. 

 

Apresentar o estudo do Evangelho e da Doutrina Espírita proporcionando esclarecimento visando o aperfeiçoamento moral. 

 

Oferecer campo de trabalho para o exercício  da caridade, promovendo o aprimoramento íntimo pela prática do Evangelho.

Zelar pelo ambiente  espiritual de nossa Casa, promovendo a disciplina, o respeito e a união fraternal. 

NOSSA FÉ

"O Espiritismo Evangélico é o Consolador prometido por Jesus, que, pela voz dos seres redimidos, espalham as luzes divinas por toda a Terra, restabelecendo a verdade e levantando o véu que cobre os ensinamentos na sua feição de Cristianismo redivivo, a fim de que os homens despertem para a era grandiosa da compreensão espiritual com o Cristo."

"Traduzindo a certeza na assistência de Deus, a Fé exprime a confiança que sabe enfrentar todas as lutas e problemas, com a luz divina no coração, e significa a humildade redentora que edifica no íntimo do espírito a disposição sincera do discípulo, relativamente ao “faça-se no escravo a vontade do Senhor”.

Emmanuel ("O Consolador", Cap IV - psicografia de Francisco Cândido Xavier) 

NOSSA HISTÓRIA

Nossa História

Em 15 de junho de 1989, foi fundado o GEEIMA - Grupo de Estudos Espíritas Irmã Maria Angélica - com o objetivo de realizar cursos sobre a Doutrina Espírita, palestras públicas e evangelização infantil e de jovens. Foi quando também começou o primeiro trabalho assistencial, com a distribuição de quentinhas de comida à população de rua.

 

As reuniões doutrinárias aconteciam num auditório desativado da Escola Municipal República da Colômbia, no Condomínio Riviera Del Fiori, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, onde permaneceram por cerca de dois anos.

Desde o início, os mentores da Casa, sob a direção espiritual da Irmã Maria Angélica, avisaram aos trabalhadores que o GEEIMA cresceria muito e receberia, cada vez mais, pessoas em busca de esclarecimento e consolo.

E assim aconteceu. As atividades foram crescendo e, em 1991, o GEEIMA mudou-se para um salão cedido pela Administração Regional da Barra, na Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca.

Um ano após a mudança, o espaço já estava pequeno e o GEEIMA transferiu-se para uma casa emprestada, na rua Ernesto Pinheiro, no Recreio dos Bandeirantes.

Nesse período, suas atividades diversificaram-se e expandiram-se com mais horários de reuniões públicas, evangelização para crianças e jovens e atendimento assistencial para cerca de 120 famílias da comunidade, das regiões da Barra da Tijuca, Recreio, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Mais pessoas foram chegando e os trabalhos foram se multiplicando. O espaço, novamente pequeno, já não comportava mais tantas pessoas em busca de auxílio. Era necessário construir uma sede capaz de abrigar todos os trabalhos e todos os sonhos.

Em 27 de fevereiro de 1997, após dois anos de obras e muito esforço conjunto - que incluiu a realização de rifas, bazares, almoços, sorteios e campanhas, além de doações anônimas - foi finalmente inaugurada a sede própria já com o nome de CEMA - Centro Espírita Maria Angélica.

Assista os vídeos e conheça nossa história!

Você vai se emocionar!

Veja como tudo começou.
A história em animação.
A fundadora Vera de Marsillac conta um pouco nossa história.

Irmã Maria Angélica

Mentora Espiritual do CEMA

Maria Angélica é a mentora espiritual do CEMA - Centro Espírita Maria Angélica. Trabalhadora incansável da Seara do Mestre Jesus, ela nos orienta na condução dos trabalhos do CEMA e nos apóia amorosamente em todos os momentos: "Despertemos filhos para a nossa necessidade de crescimento e valorizemos o trabalho que nos é oferecido nesta Casa abençoada, que a tantos socorre, esclarece e ilumina."

Maria Angélica
Âncora Maria Angélica
30 anos

Mensagem da Irmã Maria Angélica

pelos 30 anos de aniversário do CEMA

Filhos amados,

Nossa Casa está em festa! 30 anos de trabalhos sérios e consecutivos.

Nosso coração se enche de júbilo e de contentamento quando percebemos os esforços de todos nesse Educandário de Luz.

Quantos espíritos encarnados e desencarnados são beneficiados!

Quantas benesses chegam aos lares de todos!

Nem sempre, meus queridos filhos, conseguimos resolver as muitas súplicas que nos são enviadas, mas saibam que as levamos ao Nosso Bom Pastor, e elas não ficam sem respostas.

Quanto crescimento, tanto no plano físico quanto no plano espiritual.

Muitos espíritos chegam para ajudar e para serem ajudados.

Os cursos têm socorrido muitos irmãos e evitado muitas tragédias.

Que bênção, meus queridos filhinhos, a evangelização infantil!

Como podemos agradecer ao Pai Maior esse trabalho de despertamento às nossas crianças?

Evangelizadores responsáveis pela tarefa: quanto devemos valorizar cada preparo de aula, cada oportunidade de falar de Jesus e de Seus ensinamentos!!!

Enfim, meus filhos, nossos votos de que sejam firmes e tenham a verdadeira coragem de pautar suas vidas nos ensinamentos do Mestre, pois a quem muito foi dado, muito será pedido.

Meus filhos, sigam firmes no caminho do bem, ultrapassem os percalços, saiam vitoriosos na maior vitória, que é derrubar o egoísmo e tudo que nos prende às coisas que não constroem.

Como gostaria que todos acordassem rapidamente neste mundo de provas e percebessem que “tudo passa” e que tudo, com a Misericórdia de Deus, é sempre minimizado.

Mãos no arado sem olhar para trás!

O que foi, foi, e agora é hora de caminhar para a libertação e alegria.

Alegria, muita alegria! Perseverança, muita perseverança! Porque nada pode nos impedir de buscar o caminho da luz.

Busquem tarefas, dêem as mãos e os corações, pois, meus amados, o que fazem ainda é pouco diante do que podem fazer.

Nosso carinho e nossa gratidão, porque vocês também nos ajudam na nossa meta de alcançarmos sempre o coração de Jesus.

Para frente, para o alto, para Jesus!

Maria Angélica

15 de Junho 2019

Clique para fazer download da mensagem.

Mensagens da Irmã Maria Angélica

Mensagem de Ano Novo da Irmã Maria Angélica

"Nossa Casa está em festa e essa festa está sendo preparada com muito amor. Todos vibram e dizem Hosana nas Alturas, Paz na Terra e boa vontade para os homens.  Aproveitemos essa época de Luz, nas proximidades do dia dedicado ao Natal, para refletir sobre nossa caminhada na presente existência. Presentear o Senhor Jesus com os melhores votos de renovação e de esforço para que o Evangelho de Jesus seja vivenciado por todos. O que poderíamos fazer de melhor nesse ano que se aproxima? O que melhorar em atenção, fraternidade e amor? A quem muito foi dado muito será pedido. Que o Natal seja Jesus presente no coração e nos lares! União! Prepararemos nossa ceia para que Jesus possa cear conosco. O Plano Espiritual também realça muitas passagens de Jesus como lembrança e gratidão. Que todos os sinos vibrem para a paz necessária e para que irmãos abracem irmãos. Façamos pessoas felizes. Levemos alimentos, levemos esperança, levemos gratidão e que tudo que doarmos possamos receber como um luzeiro de bênçãos do plano espiritual, iluminando nossas árvores com os mais lindos sentimentos. Louvemos Jesus e entendamos seu recado de amor a todos os corações. Paz, esperança, fraternidade, coragem, humildade, amor. Estaremos corações a corações unidos em Jesus."

Maria Angélica

Dezembro 2018

Mensagem da Irmã Maria Angélica

pelo aniversário de 29 anos do CEMA,

em 15 de junho de 2018.

O amor sempre deve prevalecer em qualquer situação em que nos encontremos.

​Quantos acertos estamos realizando nesta reencarnação!

Ontem desafetos, hoje amores, ontem inimigos, hoje filhos consanguíneos.

Nesse vai e vem, ora aqui, ora acolá, o nosso esforço de entendimento deve ser buscado a todo momento.

​Dores chegam, dores que doem muito e machucam corações amigos, mas, suportadas e enfrentadas com o amor de Deus,  abrem portas de luz à nossa caminhada e nos preparam para perceber mais fortemente o amor de Jesus.

​Alegrias bem vividas, bem vivenciadas, abrem as portas à nossa iluminação e nos oferecem mais rapidamente oportunidades de usufruir as benesses do plano espiritual.

​Saber caminhar na estrada bem asfaltada e saber caminhar nas estradas pedregosas, é arte de quem ama a Deus sobre tudo e sabe que esse amor incondicional só nos dá as oportunidades dentro das nossas possibilidades.

​Simplicidade, amor no coração e a certeza do nosso amparo a todos que se dedicam a levar a mensagem de Jesus e exemplificar ao máximo que puderem os seus ensinamentos.

​Beleza do conhecimento que desperta, que acalma, que nos dá o roteiro da alegria de viver, enfatizando que tudo passa e isso também vai passar.

​Deus os ama e quer o melhor para cada um.

​Ninguém tem o que não pode suportar.

​Solidariedade, fraternidade, perdão das ofensas, perdão nos lares, compreensão de que estão nos lugares certos com as pessoas certas.

​O tempo precisa ser bem aproveitado.

​Curtir as coisas que devem ser curtidas.

​Apreciar a natureza, obra de Deus!

​Devemos ficar sempre atentos aos chamados e às coisas que não devem ser seguidas.

Muita gratidão ao Pai. ​

Muito amor no coração!

Maria Angélica.

Mensagem da Irmã Maria Angélica

para o ano de 2018

Meus Filhos Amados

Que Jesus esteja sempre presente nos nossos atos, palavras e pensamentos.

A vida continua e continuamos, muitas vezes, com os mesmos trejeitos e mesmas atitudes, em situações que já temos condições de fazer de modo diferente.

Despertem, meus queridos filhos, ainda tão presos a coisas que a nada levam.

Despertem para o cumprimento do dever.

Despertem para dulcificarem os corações.

Despertem para andarem juntos, de mãos dadas, neste trabalho a que foram convidados a  participar.

Um convite do mais alto deve ser muito analisado e devemos perceber o que isto quer dizer e representa para todos.

Mão no arado. Calos nas mãos devem ser o nosso trilhar nesta encarnação.

Quantas oportunidades estamos recebendo. Quantas possibilidades e caminhos são desbravados neste amontoado de dificuldades!

Valorizem, meus filhos, esta Casa que os acolhe e acolhe a todos, filhos encarnados e desencarnados.

Quantas lágrimas são secadas de tantos irmãos que não viam senão escuridão.

É numa palestra, num preparo, numa reunião, quando enchemos os copinhos com tanto amor e em outras pequenas tarefas que se tornam grandes pelo seu amor.

Nossa intenção aqui neste ano, que se inicia nesta reunião, que de tal importância suspendemos os trabalhos do dia, é que juntos trabalhemos em uníssono respeitando-nos, amando-nos, socorrendo-nos, entendendo-nos como filhos de Deus, filhos pródigos, que retornamos à Casa do Pai, ansiosos de melhoria. E o caminho, filhos queridos, nossa Casa oferece a todos que queiram trilhá-lo, o Evangelho de Jesus, os ensinos dos Espíritos trazidos com tanta seriedade e respaldo da Espiritualidade.

Meditem no que podem fazer, no que precisam mudar e saibam, filhos, estaremos juntos a ampará-los, sempre que a busca for o aprimoramento.

Alegria no servir deve ser a nossa tônica.

Que todos recebam o nosso carinho e a nossa gratidão.

Vocês não estão sós. Fazem parte do exército de Jesus, na área que se encontram.

Trabalhadores de Jesus, lembrem-se sempre disto. Fomos convocados a trabalhar com Jesus. Amemos nossas tarefas.

Que Jesus ilumine a todos, filhos do coração.

                                                                                                              Irmã Maria Angélica

(psicografia de Vera Marsillac)

CENTRO ESPÍRITA MARIA ANGÉLICA - CEMA

O CEMA está aberto a todas as pessoas em busca de consolo, crescimento e reforma íntima. Você está convidado, desde já, a vir nos conhecer pessoalmente, assistir às palestras e participar de nossa grande família.

Galeria de Imagens

NOSSA CASA

A seguir as demais dependências de nossa casa e horários de funcionamento.

Secretaria do CEMA
Brechic
Posso ajudar
Biblioteca
Confraternização
Livraria
bottom of page