Mapa do site

Inicial | Informações > Eventos > Palestra de Divaldo Franco no CEMA

Palestra de Divaldo Franco no CEMA

Tema: Saúde e Paz Interior

Dia 11 de agosto de 2009

O médium baiano Divaldo Pereira Franco abriu um espaço em sua agenda para vir ao CEMA proferir mais uma de suas brilhantes palestras sobre os conflitos interiores que assolam a sociedade moderna.

O tema escolhido foi saúde mental: as causas da depressão, os altos índices de mortalidade por suicídio e as diversas patologias, como a bipolaridade.

Divaldo lembrou que esses transtornos existem desde tempos muito remotos, embora fossem desconhecidos das antigas ciências, e que provocavam melancolia e temperamentos irascíveis, fleumáticos.

Na época, eram considerados castigos de Deus; porém, com o avanço do estudo da mente, Freud e seus sucessores trouxeram novas luzes para o entendimento. Freud falava de perdas, mas nós, espíritas, sabemos que não perdemos pessoas; perdemos coisas.

Em seguida, Divaldo citou os fatores que contribuem, no mundo atual, para agravar esses quadros: a ansiedade, o medo e o stress, que trabalham contra o equilíbrio psicológico, tão necessário para a paz no mundo. Lembrou, também, que o comodismo e a preguiça mental são grandes empecilhos para a clareza da mente. Quando somos preguiçosos mentalmente, deixamos de produzir os elementos químicos adrenalina, neuroadrenalina e dopamina, tão importantes para o equilíbrio do psiquismo.

O Centro Espírita -ressaltou Divaldo- é a grande escola das almas. Mas é preciso que cada um assuma um compromisso consigo mesmo para fazer a sua transformação moral, a sua reforma íntima. E essa reforma fica mais fácil quando cultivamos a fé em Deus, em nós próprios, na medicina e na terapêutica.

Para as pessoas que desejarem se aprofundar no assunto foi recomendada a leitura do livro CARMA DA SOLIDÃO, de Joanna de Ângelis.

Se você não assistiu à palestra, encomende o DVD (ou o CD) pelo site da Mansão do Caminho, ou pelo telefone (71) 3393-2855.

Imagem anterior divaldo_11082009_01.jpg Próxima imagem