Mapa do site

Inicial | Informações > Eventos > XIV Encontro de Carnaval - 2012

XIV Encontro de carnaval (2012)

PERDÃO: UM EXERCÍCIO DE AMOR

Cerca de 350 pessoas foram ao CEMA nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2012 para o Encontro de Carnaval, que este ano abordou o tema "Perdão, um exercício de amor" para debate e reflexão.

Como em todos os anos, o desenvolvimento do assunto partiu de um filme cujo enredo traz o perdão como a solução dos conflitos.

No primeiro dia, o filme escolhido foi "Um lugar para recomeçar", que fala do sentimento de um fazendeiro de que não aceitava a morte do filho em um acidente de automóvel, acusando a nora, que dirigia o carro, como culpada. A partir da volta da nora com uma neta que o fazendeiro não conhecia, o amor começa a desabrochar daquele coração endurecido, até acontecer a reconciliação.

A parábola do Filho Pródigo foi analisada no segundo momento, mostrando que, apesar de todos os erros, todos nós um dia voltamos "para casa", isto é,arrependemo-nos de nossas escolhas erradas e buscamos o amor incondicional de Deus.

O filme "Abril despedaçado" abriu o segundo dia do Encontro, mostrando uma situação que até o século passado era muito comum no sertão nordestino: o duelo entre famílias por disputa de terras. O filme mostra o "ritual" estabelecido entre as famílias inimigas: a vingança pela morte de um membro da família seria feita quando o sangue da camisa ficasse amarelo. O amor por uma jovem que passa pela região com um circo itinerante faz com que o jovem que deve matar o seu rival questione a lógica da violência, e é apoiado pelo irmão mais novo, mudando o rumo de seus destinos.

A parábola do Credor Incompassivo foi debatida no segundo momento, reafirmando que o perdão deve ser praticado nas pequenas coisas, pois não podemos pedir a Deus que nos perdoe se ainda guardamos mágoa em nossos corações.

O Encontro levou os participantes a concluírem que o amor é a grande ferramenta para nos libertarmos dos sentimentos que nos aprisionam em nossa caminhada evolutiva: a mágoa, o ciúme, o ódio, o desejo de vingança, etc). O sentimento de compaixão permite uma nova visão sobre o outro, levando-nos a aceitar as diferenças e compreender que seus erros, originários do Ego, são fruto da ignorância das leis de Deus.

Veja as fotos do evento:

Imagem anterior encontro_carnaval_2012_01.jpg Próxima imagem