Mapa do site

Inicial | Informações > Eventos > 88º Encontro no CEMA - Raul Teixeira

88º Encontro no CEMA

Raul Teixeira

Tema: O que é o Espiritismo 150 anos depois?

Dia 14 de junho de 2009

Durante a manhã do dia 14 de junho, Raul Teixeira falou sobre um livro pouco difundido de Allan Kardec, "O que é o Espiritismo", publicado em julho de 1859, isto é, dois anos após o lançamento de O Livro dos Espíritos.

O objetivo de Kardec nessa obra foi responder aos inúmeros comentários e críticas que inundavam os meios de comunicação da época, uma vez que a doutrina espírita trazia conceitos que revolucionavam muito do que era pregado pelas religiões tradicionais.

Kardec abordou todos os questionamentos levantados em forma de diálogo imaginário com um cético, um crítico e um padre, criando as perguntas e colocando as respostas à luz do Espiritismo.

Comentando os capítulos desse livro, Raul Teixeira observou que as dúvidas ali abordadas são as mesmas da atualidade, uma vez que o ceticismo daqueles que não acreditam na reencarnação ainda persiste, principalmente entre os materialistas.

É nesse livro que Kardec colocou a definição mais precisa do Espiritismo, quando afirmou que “é uma ciência que trata da origem, da natureza e do destino dos Espíritos, bem como da sua relação com o mundo corporal”.

Raul Teixeira esclareceu essa definição em detalhes, lembrando que o Espiritismo é melhor para quem o sente e vive do que para quem apenas o estuda.

Os espíritas – concluiu – não precisam se preocupar em converter os outros à sua convicção, mas devem converter a si mesmos, procurando mostrar, pelo exemplo, a sua transformação moral.

O Encontro pode ser assistido na íntegra através do CD e do DVD, que podem ser encomendados na livraria.

Imagem anterior foto_01.jpg Próxima imagem