Mapa do site

Inicial | Informações > Eventos > 102º Encontro no CEMA - Medicina Espiritual

102º Encontro do CEMA - Medicina Espiritual

Palestrante: Paulo Nagae

Tema: "Medicina Espiritual".

Domingo, 1 maio de 2011.

O Tema geral do estudo foi A INFLUÊNCIA DA MATÉRIA SOBRE O ESPÍRITO, que teve como principais objetivos, mostrar o quanto o corpo físico e a vida material podem influenciar na evolução do espírito e também estudar o início da evolução do princípio inteligente até o desenvolvimento das capacidades morais do espírito para que ele possa expressar-se dentro desse corpo físico, e comandar a própria espiritualização e o seu próprio destino.

Os temas que foram desenvolvidos foram:

  • Sensibilização - A Evolução do Cérebro.
  • Tema 1 - Evolução do princípio inteligente.
    • A influência do corpo nas diversas fases da vida do espírito foi o alvo do estudo, abordando a influência da estrutura genética do corpo e da estrutura perispiritual. Foi vista também a influência do metabolismo do corpo da mãe, tudo isso na fase da gestação. Na fase da infância estudamos que o cerceamento do corpo é um período importante para a educação do Espírito. Na juventude e na fase adulta é o momento em que o Espírito passa a dominar o corpo e começa a colocar para fora as suas características, porém ainda sofre a influência do corpo. Foram analisadas as limitações que o corpo impõe ao Espírito, sendo que há as que já vêm desde o nascimento, as que são transferidas do corpo espiritual e as que o Espírito provoca com as ações atuais.
  • Tema 3 - A influência da vida material sobre o Espírito.
    • O objetivo desse tema foi trazer para a nossa meditação todos os aspectos que envolvem a vida material do espírito, principalmente estudando os argumentos doutrinários que nos comprovam a necessidade que o espírito tem de mergulhar na carne para que possa progredir, porque só na vida de encarnado é que o espírito pode vivenciar as experiências de perda de entes queridos, de morte violenta e etc. Além disso, o espírito encarnado vai ter todas essas experiências exposto a:
    • Influência da matéria densa, - Limitações do corpo físico.
    • Influência da matéria sutil - Influência do corpo espiritual.
    • Influência da vida material - Eventos morais.
    • Influência do plano espiritual - Obsessões.
  • Tema 4 - A luta do Espírito para se sobrepor à Matéria.
    • Fechamos o estudo levantando os pontos necessários para que o espírito alcance a tão sonhada supremacia sobre a matéria, a ponto de poder expressar toda a sua potencialidade moral e intelectual, principalmente quando levado a situações extremas de pressão, tão características da vida de encarnado. Para ter sucesso nesse verdadeiro processo de educação da nossa alma, concluímos que é necessário utilizarmos toda força do nosso pensamento e toda a nossa vontade , no sentido de nos educarmos moralmente, tendo como modelo e guia o nosso mestre Jesus. Outro fator considerado no estudo foi a necessidade de desenvolvermos a capacidade de gerenciar, administrar e determinar o nosso próprio destino.