Mapa do site

Inicial | Informações > Eventos > 20º Aniversário do CEMA - José Medrado

20º Aniversário do CEMA

Palestra e pintura mediúnica

José Medrado

O CEMA festejou o 20º Aniversário convidando o orador espírita - e grande amigo - José Medrado, para realizar duas palestras, seguidas de pintura mediúnica.

No dia 4 de junho, quinta-feira, Medrado abordou o tema "Saudade", falando desse sentimento que cada um tem uma maneira própria de vivenciar.

Lembrou que a saudade deve ser sentida não como um lamento ou uma revolta, mas com gratidão pelo tempo de convivência com a pessoa que partiu na frente, relembrando as coisas boas que foram compartilhadas.

Um bom começo é renovar as experiências do passado com novos personagens do presente, mas sem perder a alegria de viver o momento atual.

Medrado citou o caso de um pediatra pernambucano que aprendeu o conceito de "saudade" com Maria, uma paciente de 11 anos de idade, portadora de câncer, que consolava sua mãezinha, ensinando que "saudade é o amor que fica de um amor que partiu".

A palestra foi encerrada ao som da música "Onde você estiver, não se esqueça de mim" e com o palestrante pedindo a todos que enviassem um abraço a alguém que se foi, num momento de muita emoção e alegria.

No dia 6 de junho, sábado, o tema da palestra foi "fé".

Medrado falou que a fé pode ser sentida sob diferentes óticas, uma vez que ela não é um produto sensorial, mas um processo de entendimento, de compreensão.

Discorreu sobre os conceitos equivocados e negativos, como a "fé-presunção", em que as pessoas tentam converter os outros à sua crença religiosa e a "fé-fanatizada" ou "fé cega", onde não há questionamentos nem se usa o raciocínio lógico.

Muitas pessoas medem sua fé com um termômetro, que sobe quando alcançam o que buscam e que desce quando não conseguem o que pedem. Outras esperam presenciar fenômenos impactantes como condição essencial para acreditarem na comunicação com o mundo espiritual.

O importante, porém, é a certeza que deve nascer da compreensão que liberta e que vai definir o diferencial entre uma vida alegre e uma vida triste, como ensinou Jesus - relembrou Medrado.

Assista às duas palestras na íntegra. Encomende o DVD ou o CD na livraria do CEMA.

Veja a seguir as fotos das palestras e dos quadros.

Dia 4 de junho de 2009

Palestra

Imagem anterior dia1_palestra_01.jpg Próxima imagem

Quadros

Imagem anterior dia1_quadros_01.jpg Próxima imagem

Dia 6 de junho de 2009

Palestra

Imagem anterior dia2_palestra_01.jpg Próxima imagem

Quadros

Imagem anterior dia2_quadros_01.jpg Próxima imagem